sexta-feira, 16 de outubro de 2009

"Vivencias Não Esquecidas"

Manuel Boaventura

"Manuel Joaquim de Boaventura nasceu a 15 de Agosto de 1885, na freguesia de Vila Chã, e faleceu em Esposende a 25 de Abril de 1973, vítima de um acidente de viação. Em 1906 casa com D. Ana da Conceição de Azevedo, fixando residência no lugar de Susão, na freguesia de Palmeira de Faro, onde escreveu toda a sua obra literária, composta por dezenas de títulos e uma notável colaboração jornalística nas principais revistas e jornais nacionais.
Assim, a Casa de Susão, em Palmeira de Faro, memória viva, íntima e pessoal do escritor, é o ponto de partida para descobrir alguns dos seus textos, cuja selecção, necessariamente subjectiva, procurou traduzir o seu mundo inspirador, especialmente no que se refere ao concelho de Esposende.


Na sua obra reconhecemos, ainda, a Escrita da Terra, os Vocábulos Lugareiros, As romarias e Festas, O Mundo Maravilhoso de Lendas, bruxas, gnomos, lobisomens, fadas e diabos, a narrativa humorística e emotiva dos costumes e paisagens de Entre Douro e Minho, especialmente a sua terra Natal."

5 comentários: